segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Porque Lembrar é Resistir...

Por Malu Rodrigues


O Brasil foi descoberto em 1500, tornou-se independente em 1822, porém somente um século depois tornou-se democrático e independente de fato. Em 1985 a ditadura militar chegou ao fim e o povo pode enfim soltar o grito que durante anos ficou preso e torturado - o grito de liberdade.      

http://aldoadv.wordpress.com/
   Dizem que o brasileiro tem memória curta. Se isso é verdade eu não sei, mas o Café com Textos têm memória e gosta de compartilhar, refletir e discutir sobre fatos do passado e do presente. A memória nos ajuda a entender o presente e a buscar um pensamento e postura crítica de modo a transformar nossa realidade.

Você que deseja conhecer e enteder melhor a ditadura militar no Brasil visite o Memorial da Resistência  que fica em São Paulo. O museu funciona no antigo DOPS (Departamento de Ordem Política e Social) local onde funcionava uma das mais conhecidas prisões do país na época da ditadura. 
O DOPS ficou conhecido como símbolo da tortura no país e o Memorial foi criado para homenagear a resistência dos que ali ficaram presos no período da ditadura militar.
Durante visita ao Memorial é possível observar a reprodução das celas onde ficavam os detidos além de relatos em aúdio dos próprios sobreviventes que passaram pelo DOPS. Dessa forma os visitantes podem compreender a real dimenssão do sofrimento, desejos e esperanças que essas pessoas acalentavam.
A visita ao Memorial da Resistência é uma boa dica para quem quer conhecer um pouco mais da história recente e sombria da política no Brasil e entender a importância real de vivermos, hoje numa democracia.



http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca/default.aspx?c=exposicoes&idexp=363&mn=100
   
Memorial da Resistência de São Paulo - Largo General Osório, 66 São Paulo, SP - Tel. (11) 3335- 4990


Nenhum comentário:

Postar um comentário